Sobre a ABERGS

Oficialmente criado no dia 1º de março de 1895, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul consolidou entidade representativa da classe apenas no ano de 2008. Com o passar dos anos percebeu-se a necessidade de haver uma entidade única que defendesse interesses que vão do Soldado ao Coronel Bombeiro Militar. Diante destes fatos e de forma voluntária, Bombeiros da Capital e do Interior do Estado se uniram quebrando paradigmas e fundando a Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS).

A Associação foi constituída com o objetivo de representar a classe, concentrando os esforços e recursos em defesa do interesse da Corporação, dos servidores e da melhoria dos serviços públicos, visto que sua coordenação é composta a partir da eleição direta de pessoas com grande dedicação na defesa da atividade de Bombeiro. Sua forma de atuação é representativa e não assistencialista ou festiva, visando concentrar os recursos na valorização e qualificação da atividade exercida por tantas mulheres e homens.

Atualmente a Associação obtém recursos apenas de seus associados, que contribuem mensalmente com um valor simbólico, porém extremamente necessário para a manutenção das ferramentas de divulgação tanto do trabalho exercido pelo Bombeiro, quanto da própria Associação, que mantém relação direta com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com o objetivo de alcançar as necessidades da Corporação.

Diariamente a Abergs trabalha para valorizar o trabalho dos Bombeiros Militares, contribuindo para uma melhor prestação de serviço à comunidade, além de proporcionar a integração e o aperfeiçoamento de seus associados. A entidade de representação classista e corporativa, busca se inserir diariamente na dinâmica dos tempos atuais, com atuação responsável e consciente da sua relevância para seus associados e a sociedade gaúcha.

ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!

Seja um associado da ABERGS! Associe-se