01/11/2017

Novembro Azul: Homens agora é a vez de vocês!

Novembro Azul: Homens agora é a vez de vocês!

A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) alerta todos os homens para a prevenção do câncer de próstata, e relata alguns dados e informações importantes para seu combate. Vença o preconceito, realize exames periódicos! 

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.

Estatísticas indicam que:

  • Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens;
  • Um em cada seis homens é alvo da doença;
  • Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos;
  • Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos;
  • É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.

A doença em seu início não apresenta nenhum sintoma, por isso é de suma importância a realização de exames de toque e de sangue periódicos. O exame de sangue não substitui o de toque, visto que muitas vezes a doença não é detectada a partir do sangue, assim, os exames são complementares e devem-se fazer ambos.

Normalmente, 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em estágio muito avançado e grave quando os sintomas começam a aparecer. Por isso é tão importante prevenir-se e descobrir a doença na fase inicial, quando as chances de cura são grandes.