07/11/2019

Chega a 15 o número de cidades em situação de emergência no Rio Grande do Sul

Chega a 15 o número de cidades em situação de emergência no Rio Grande do Sul

Subiu para 15 o número de cidades em situação de emergência no Rio Grande do Sul. A informação consta no boletim da Defesa Civil divulgado no final da manhã desta terça-feira. Dos 16 municípios mais afetados pelas chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias, apenas Pelotas ainda não está em condições que precisam de urgência. 

Dom Pedrito segue como a cidade mais prejudicada pelas chuvas, com 4,2 mil locais afetados e 1 mil casas danificadas. Bagé também foi bastante prejudicada, com número de afetados chegando a 840 e 200 residências com danos. Canguçu tem 300 locais afetados e São Gabriel, 126. 

O município com maior número de pessoas desalojadas é Lagoa Vermelha, com 120. Outro motivo para preocupação da Defesa Civil no Estado são as cheias dos rios. Em São Sebastião do Caí, o nível do rio está marcando 11 metros nesta terça. Doze famílias foram removidas porque estavam em áreas de inundação. Conforme o coordenador do órgão, Pedro Griebler, as cerca de 50 pessoas moram no bairro Navegantes. “Todos serão encaminhados para o Centro Integrado Navegantes, que já está preparado para recebê-los”, disse. Griebler explica ainda que, por conta das chuvas da madrugada, o Caí pode chegar a 13 metros no período da tarde, o que afetará, moradores dos bairros Quilombo e Rio Branco.

Barragem 

As chuvas no Rio Grande do Sul também provocaram a erosão avançada do talude de uma barragem em um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na zona rural de São Gabriel, na Fronteira Oeste. Desde a constatação do risco de rompimento o governo do Estado, através da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), está agindo para evitar um acidente mais grave. 

Um dreno foi feito, melhorando a estabilidade da estrutura. Duas famílias que vivem próximas à barragem foram emergencialmente retiradas. Agora, a Defesa Civil estuda evacuar a região.

Cidades em Situação de Emergência 

Santana do Livramento 
Dilermano de Aguiar
Dom Pedrito
Bagé
Cachoeira do Sul 
Canguçu
Ibarama
São Gabriel
Cristal
Lagoa Vermelha
Camargo 
São João do Polêsine
Camaquã 
Rosário do Sul
Alegrete

Fonte: Correio do Povo