10/10/2019

Bombeiros abrem buraco na rua para salvar filhotes que caíram em “boca de lobo”

Bombeiros abrem buraco na rua para salvar filhotes que caíram em “boca de lobo”

De incêndios em grandes extensões de terra a salvamentos delicados em áreas de difícil acesso. O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso recebe diversos chamados diariamente. E um deles mobilizou os moradores do Centro de Sorriso (a 420 km de Cuiabá).

Todos acompanharam atentos o salvamento de dois filhotes de cachorro que, abandonados, acabaram caindo na rede de drenagem de águas pluviais, popularmente conhecida como boca de lobo.

Quando militares chegaram à Rua Carmem Miranda, de pronto, retiraram as tampas.

Mas o espaço estava com tanto lixo que não foi possível que um dos bombeiros rastejasse até os animais. Ele sequer conseguia vê-los. Só se podia ouvir o choro dos cães.

Com autorização da Secretaria de Obras do município, então, um buraco foi aberto na rua. Foi preciso quebrar o asfalto e cavar até encontrar o poço de visita.

A equipe utilizou ferramentas manuais para abrir o buraco como picareta, alavanca e enxada. O esforço valeu a pena. Os animais foram salvos, assustados e com fome.

De acordo com a assessoria dos bombeiros, a mulher que fez o chamado adotou os bichinhos. O caso ocorreu no último sábado (28).

Vale ressaltar, o abandono de animais é uma forma de maus-tratos e classificada como crime no Brasil. Consta no artigo 32, da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).

O causador está sujeito a uma pena de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa.

Fonte: O Livre - Com assessoria