21/08/2019

ABERGS trata de carreira e outras demandas com o Comandante do CBMRS

ABERGS trata de carreira e outras demandas com o Comandante do CBMRS

Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, apresentaram nesta quarta-feira (21) demandas de associados para o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS – CBMRS, Coronel César Eduardo Bonfanti. Entre as pautas apresentadas, estava o Plano de Carreira, abertura de cursos para a ascensão, Lei 14.376/13, especificamente no que se refere a revisão do conceito do Corpo Técnico do CBMRS.

Sobre o Plano de Carreira, uma das principais demandas e preocupações dos associados, o Comandante Geral do CBMRS ratificou que este assunto será tratado em momento oportuno, para a construção de um modelo adequado  da carreira militar, como os demais Estados, uma vez que somos constitucionalmente Forças Auxiliares e Reserva do Exército Brasileiro, buscando desta forma resgatar todos postos e graduações e não características civis, como a carreira jurídica. Ressaltou ainda que vem sendo tratado a nível federal um marco regulatório sobre os militares estaduais e que devemos continuar tratando deste importante tema aqui no Estado. 

Em relação ao Curso Avançado em Administração - CAA, Curso Técnico de Segurança Pública - CTSP e Curso Básico de Administração - CBA, o Comandante Geral ressaltou que o CAA será realizado ainda este ano, e os demais cursos em 2020, destacou que em relação aos suplentes do CBA está ciente, inclusive do prazo para chamamento e que de acordo com a necessidade da instituição será avaliado.

Conforme o Comandante, o Governador Eduardo Leite na reunião de promoções da Brigada Militar e Polícia Civil, afirmou publicamente o compromisso em assinar ainda no segundo semestre a promoção dos Bombeiros Militares, desta forma o Comandante Geral irá proceder o certame de promoções a todos que estiverem habilitados.

Em relação as demandas de Reconhecimento de Ato de Bravura, destacou que todos os pedidos estão sendo avaliados em processo administrativo, de acordo com a legislação vigente sendo que todas as decisões sobre o tema serão publicadas em documento oficial dando publicidade de todos os atos.

Cel. Bonfanti ainda relatou, que em reunião realizada em Brasília com demais Comandantes Gerais , foi abordada a questão da Reforma da Previdência. "O objetivo da reunião foi incluir uma emenda no PL 1645/19 para garantir a isonomia dos Militares Estaduais junto dos Militares das Forças Armadas, e para isso conta com o apoio da ABERGS no diálogo com os parlamentares federais".

O Coordenador de Finanças Adjunto, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski, destacou que a associação está aberta ao diálogo e a construção conjunta de um Plano de Carreira para os militares do Corpo de Bombeiros. "A ABERGS tem um esboço de Plano de Carreira para o CBMRS, que busca valorizar Oficiais e Praças, fortalecendo e aprimorando a instituição dentro do que foi alinhado  e proposto em Assembleia Geral com os associados".

Para o Coordenador Geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, os esclarecimentos e ideias do Comando estão alinhados com as demandas dos associados, principalmente no que diz respeito a carreira do Corpo de Bombeiros. “Sempre que possível apresentamos diretamente ao Comandante Geral todas as reivindicações dos associados da ABERGS, para contribuir na construção institucional, nossa relação é transparente, e nos colocamos a disposição para construir junto ao CBMRS e ao Governo do Estado, o que for melhor para os militares e em consequência a sociedade gaúcha."

O Coordenador Adjunto de Secretariado, 2º Sargento Nelvio da Silva Rodrigues, apresentou algumas demandas de associados da Companhia Especial de Busca e Salvamento - CEBS, afirmando ao Comandante, que após a sua visita na sede da Companhia, os militares sentiram-se seguros com a permanência do serviço que é de extrema importância para o Estado e Brasil. "Estamos trabalhando para o fortalecimento da CEBS com a aquisição de novos fardamentos e equipamentos, não faria sentido investirmos nisso caso tivéssemos outros planos para a Companhia", afirmou o Cel. Bonfanti. 

Da ABERGS também estava presente o Coordenador de Secretariado e Corregedor do CBMRS, Coronel Alexandre Teixeira, e do CBMRS o Chefe de Gabinete do Comandante Geral, Major Zaniol.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva


GALERIA DE FOTOS