08/01/2019

ABERGS prestigia passagem de Comando do Corpo de Bombeiros do RS

ABERGS prestigia passagem de Comando do Corpo de Bombeiros do RS

A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, prestigiou na tarde desta terça-feira (8) no Grêmio Náutico União a solenidade de passagem de Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). O Coronel Cleber Valinodo Pereira, transmitiu o cargo ao agora Comandante Coronel Eduardo Bonfanti. O governador Eduardo Leite e o vice-governador, Ronolfo Vieira Jr., participaram da solenidade que também contou com a posse do Sub Comandante Geral, o Coronel Lucio Alex Ruzicki.

O Coronel Cleber Valinodo em sua fala de despedida após 1 ano e 4 meses no Comando, destacou os avanços do Corpo de Bombeiros desde o período da desvinculação, as conquistas, o número recorde de chamamentos e promoções de Oficiais e Praças, o déficit que encontrou quando chegou ao Comando e o que entrega ao Coronel Bonfanti. “Crescemos muito como instituição, logística, mudança na identidade visual a partir dos novos uniformes, crescemos operacionalmente atuando bravamente na primeira Operação Verão totalmente coordenada pelo Corpo de Bombeiros, crescemos com a força de resposta rápida, com a institucionalização de projetos sociais. Mudamos nossa estrutura para construir um Corpo de Bombeiros enxuto, moderno e eficiente, voltado para a sociedade”, destacou Cleber, agradecendo todos os militares que contribuíram para que o trabalho frente ao Comando fosse exitoso.

Para o Comandante que assume, Coronel Eduardo Bonfanti, o primeiro desafio será reunir-se com todos os Comandantes de Batalhão para traçar ações, metas e objetivos afim de colaborar com as estratégicas do governo para a diminuição de gastos, mantendo a excelência nos serviços. “Vamos atingir a meta de diminuição de gastos o mais rápido possível, sem diminuir em nenhum momento a qualidade da nossa prestação de serviços, do que depender do Corpo de Bombeiros os senhores não estarão sozinhos nesta batalha”, disse Bonfanti ao governador e vice-governador do Estado, ressaltando também em seu discurso conquistas de Batalhões de diversas regiões Rio Grande do Sul e agradecendo militares de todo o Estado que diariamente atendem a população sem se importar com o dia, hora, condição climática, cor, sexo ou credo da pessoa, salvando vidas e patrimônios.

“Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro”, finalizou Bonfanti, destacando que a frase representa exatamente a vida e o trabalho do bombeiro.

O vice-governador e secretário de segurança pública, Ranolfo Vieira Júnior, saudou o Coronel Cleber que se despede do Comando e destacou o trabalho realizado. “Agradeço de público o Coronel Cleber pelo trabalho realizado e também pela gentileza durante toda transição de governo, além de tudo o que representou para o Corpo de Bombeiros do Estado como 1º Comandante do CBMRS. Gostaria de desejar ao Coronel Bonfanti e a todos os bombeiros e bombeiras do Rio Grande do Sul um ótimo trabalho. O Corpo de Bombeiros é reconhecido mundialmente pelo seu trabalho e aqui não seria diferente. Temos certeza que seremos parceiros para que o Estado passe por esta crise financeira da melhor maneira possível”.

O governador Eduardo Leite, destacou a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul dizendo que o corte de gastos não significa minimizar os serviços. “Iniciar uma nova instituição a partir da desvinculação não é uma missão fácil e saúdo o Coronel Cleber aos serviços prestados. Parabenizo o Coronel Bonfanti que assume esta grande instituição que tem a missão de preservar e salvar vidas. Lhe desejo coragem que é o símbolo desta instituição que trabalha para defender os outros", destacou Leite, afirmando que está distante de uma instituição incentivadora para crianças e jovens. "Vocês são inspiração, e além da tarefa de salvar vidas carregam outra importante missão que é a prevenção, evitam tragédias que não desejamos para ninguém”, ressaltando que os processos de licenciamento devem conciliar com o trabalho de economia do Estado. “Jamais colocaríamos em risco a nossa sociedade, a estrutura do CBMRS continuará firme e forte, para garantir a segurança do povo gaúcho. Temos a consciência de que precisamos diminuir gastos, porém nunca prejudicando a sociedade. Isso não é fácil, é um desafio, mas confiamos no Coronel Bonfanti para dar sequência em um trabalho bem desenvolvido, para que o RS também seja reconhecido por ter um Corpo de Bombeiros ágil e eficaz”, finalizou.

“A ABERGS deseja aos novos Comandante e Sub Comandante sucesso nesta caminhada para que o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul siga se consolidando como uma entidade forte e reconhecida pelo trabalho de excelência realizado ao povo e patrimônio gaúcho. A associação como única entidade representativa de Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros continuará apoiando o Comando e trabalhando para que todas as estruturas necessárias e direitos dos bombeiros e bombeiras sejam garantidos. Parabéns aos novos Comandantes e vida longa ao CBMRS”, disse o Coordenador Geral, 1º Sargento Ubirajara Ramos.

Da ABERGS estavam presentes além do Coordenador Geral, 1º Sargento Ubirajara Ramos; o Coordenador Geral Adjunto Tenente Coronel Ederson Franco; o Coordenador de Secretariado, Coronel Alexandre Teixeira; e o Coordenador de Secretariado Adjunto, 2º Sargento Nelvio da Silva Rodrigues; além do parceiro da associação Sargento Wilson Cardoso e do  Coordenador Regional da ABERGS de Santa Cruz, 2° Sgt. Aguiar.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades estaduais, como o Presidente do Tribunal Militar do RS, Coronel Paulo Roberto Mendes; o Comandante da Brigada Militar, Coronel Mario Ikeda; a diretora-geral do IGP, a perita criminal Heloísa Kuser, e  recém nomeado, subsecretário de segurança, Coronel Frota.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa ABERGS, Daiane Roldão.


GALERIA DE FOTOS