11/04/2019

ABERGS prestigia formatura dos novos 1º Tenentes

ABERGS prestigia formatura dos novos 1º Tenentes

A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, prestigiou nesta quinta-feira (11) a formatura dos 37 alunos 1º Tenentes que concluíram o curso Tecnólogo em Gerenciamento de Emergências e Defesa Civil – Curso Básico de Administração Bombeiro Militar – CBABM. O curso foi executado pela Escola de Bombeiros Militares, supervisionado pelo Departamento de Ensino e coordenado pela Academia de Bombeiro Militar.

O curso aconteceu no período de 19 de novembro de 2018 a 29 de março de 2019 e teve como objetivo habilitar o militar estadual, na forma da legislação vigente, a desempenhar as funções atinentes ao posto de Primeiro Tenente do Quadro de Tenentes Bombeiro Militar, dando-lhe suporte teórico que o qualificou para o correto e eficaz desempenho da função de Oficial, aliando conhecimentos acadêmicos com os fundamentos humanitários e de defesa civil, voltados para a prestação de um serviço de qualidade.

O Coordenador Geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, destacou que para a ABERGS é uma imensa satisfação participar da conclusão deste que é o terceiro curso ao Posto de 1º Tenente após a emancipação do CBMRS. “Este curso finaliza também uma luta antiga da ABERGS, que é o preenchimento do clarão de vagas atualmente existentes, para assim as unidades de bombeiros conforme legislação terem o Oficial Tenente respondendo pela função. Temos convicção que estes novos Oficiais que agora ingressam neste novo Posto desempenharão sua função com excelência prestando assim melhores serviço para a comunidade gaúcha”, disse.

Como tradição a cada formatura as turmas recebem um “nome de batismo” e a dos 1º Tenentes que se formaram neste dia, foi denominada São Floriano, alusiva ao Padroeiro dos Corpos de Bombeiros do Mundo.

“Em nome da sociedade gaúcha, quero agradecer a vocês que colocam as próprias vidas em risco para proteger as nossas. Parabéns a vocês, bombeiros, que mais do que salvar vidas, protegem e evitam que estas sejam colocadas em risco”, afirmou o governador Eduardo Leite, paraninfo da turma, ressaltando que novas missões aguardam os Oficiais e que tem certeza que todos estão aptos a cumpri-las.

O comandante do CBM, Coronel César Eduardo Bonfanti, fez coro às palavras e lembrou que, com pouco mais de um ano e meio de independência da Brigada Militar, a corporação teve grandes avanços e investimentos. “No entanto, o Corpo de Bombeiros não é nada sem as pessoas, os Praças e Oficiais”, finalizou Bonfanti.

Concluíram o curso regularmente 37 alunos Tenentes, ficando em 1º lugar o Tenente Igor Gomes Marchionatti, do 8º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM). A solenidade aconteceu na sede da FIERGS em Porto Alegre, e contou com a participação de autoridades militares, e dos Poderes Estaduais e Municipais.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva / Com informações do gov.rs 


GALERIA DE FOTOS