09/08/2017

ABERGS participa de reunião com o secretário de Segurança Pública do RS

ABERGS participa de reunião com o secretário de Segurança Pública do RS

A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) participou na manhã desta quarta-feira (9) de reunião com o secretário de Segurança Pública do Estado (SSP), Cezar Schirmer. O encontro teve como objetivo entregar o projeto construído com o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) e a ABERGS, do 1º Encontro Estadual de Bombeiras Militares do RS, que visa a capacitação técnica voltada para as militares.

Conforme o coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, o secretário se demonstrou favorável ao evento e comprometeu-se em buscar junto a outros setores do Estado o apoio necessário para que o encontro seja realizado, o que será inédito no Estado do Rio Grande do Sul. Conforme Ubirajara, também foi abordada a questão do chamamento de todos os aprovados do Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP), bem como a prorrogação do edital, contemplando assim Soldados aprovados e 3º Sargentos, que fazem jus a promoção. “O secretário foi solidário a questão visto isso não demonstrar impacto financeiro ao Estado. Schirmer disse que irá solicitar um estudo para operacionalizar a demanda, dando logo em seguida retorno para a ABERGS”, disse Ubirajara.

Para a Capitão Biane da Silva Rodrigues, que representou o CBMRS, hoje foi dado mais um passo para a realização de um encontro inédito no Estado. “O evento apresentado ao secretário é de suma importância para as mulheres bombeiras de todo o Estado que pela primeira vez terão um encontro totalmente voltado as suas demandas como profissional, militar e mulher. Serão abordados temas fundamentais voltados para as questões técnicas, jurídicas e pessoais das militar de todo Rio Grande do Sul. O secretário foi receptivo e entendeu a importância de um encontro desta natureza, comprometendo-se em dar todo o suporte possível”, destacou a Capitã.

A Soldado Thais dos Santos Vargas Daguerre (CEBS), representando a Comissão Organizadora do 1º Encontro Estadual de Bombeiras Militares do RS, destacou que conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) a depressão é a maior causa de doença incapacitante no mundo. “Estatisticamente as mulheres têm maior incidência no adoecimento psíquico, tal probabilidade agrava-se a falta de investimento a saúde feminina, que requer atenção que considere as especificidades que as tornam mais vulneráveis, dentre eles a falta de políticas públicas e as práticas sociais que reiteram e legitimam o preconceito e a discriminação as mulheres”, disse.

Nas atividades majoritariamente compostas por homens, como por exemplo a carreira militar, agravam-se os dados de adoecimento feminino, incidindo não apenas no afastamento para tratamento de doenças, bem como nos índices de suicídio que são mais expressivos do que no efetivo masculino.

A prevenção além refletir na produtividade, promove saúde e qualidade de vida.

Também foi tratada durante a reunião à demanda do PLC 147, que altera o Plano de Carreira da Brigada Militar (Lei 10.992). A ABERGS demonstrou contrariedade a qualquer alteração que atinja o Corpo de Bombeiros, diante do momento de sua estruturação. O coordenador geral da Associação reafirmou ao secretário que o objetivo da entidade sempre foi construir um plano de carreira justo para os servidores, instituição e sociedade gaúcha. “Para isso a proposta da ABERGS é não interferir nas demandas da Brigada Militar, bem como das entidades representativas, propondo que o PLC 147 não atinja os servidores do Corpo dos Bombeiros, visto que a ABERGS também abdicou desta discussão pois visava um plano adequado, discutindo em conjunto e a partir de seu Comandante”, destacou.

A ABERGS também frisou a importância da nomeação do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, visto já ter passado 30 dias da sanção das leis estruturantes da Corporação. “A nomeação de um nome como Comandante Geral do CBMRS é extremamente necessário para que o CBMRS tenha sua personalidade jurídica (CNPJ), para que suas demandas administrativas, bem como convênios e outras questões que permitem o desenvolvimento da Instituição e o início da transição junto da BM sejam realizadas”, disse o coordenador geral adjunto da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco.

Conforme os coordenadores da ABERGS a reunião foi extremamente importante pois o secretário demonstrou-se atencioso as demandas da ABERGS e de pronto logo dará retorno as pautas discutidas a partir de uma nova agenda. A ABERGS continua atenda e lutando por seus associados e pelos Bombeiros Militares, para que assim possamos construir uma Instituição forte e de grande relevância para os seus servidores e sociedade gaúcha que prima por um serviço público de qualidade.

Também participou da reunião o secretário adjunto da SSP, Coronel Everton Oltramari, e o diretor do Departamento de Gestão Estratégica Operacional, Tenente Coronel Luiz Porto.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva

Imagens: Rodrigo Ziebell / SSP


GALERIA DE FOTOS