12/06/2018

ABERGS participa de formatura do 1º Curso de Instrutor EFR em Bento Gonçalves

ABERGS participa de formatura do 1º Curso de Instrutor EFR em Bento Gonçalves

A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS), a partir dos Coordenadores Geral e Geral Adjunto, 1º Sargento Ubirajara Ramos e Tenente Coronel Alexandre Teixeira, participou na sexta-feira (8) da solenidade de formatura de 16 instrutores do 1º Curso de Instrutor Exercício com Fogo Real (EFR) no Centro de Treinamento de Bombeiros do município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O município compreende o 5º Batalhão de Bombeiro Militar do RS, com sede em Caxias do Sul.

Os instrutores, Tenente Gabriel Caliman; Sargento Adair; Cabo Monique Marques de Oliveira e Soldado Maycon William Martins vieram do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, formando o corpo docente junto de um instrutor do 1º Batalhão de Bombeiro Militar do RS.

O curso teve como objetivo capacitar instrutores de combate a incêndio urbano na condução de exercícios com fogo real em simuladores de incêndios em compartimento. Ao longo de dez dias os militares participaram de aulas de equipagem e testes com equipamento de proteção individual, panes nesses dispositivos, protocolo do exercício com fogo real feito no simulador, demonstração prática do passo a passo do exercício, prova prática e a condução supervisionada de EFR pelos instrutores em treinamento.

O Coordenador Geral Adjunto da ABERGS, Tenente Coronel Alexandre Teixeira, destacou que embora o Corpo de Bombeiros tenha 123 anos de histórias, constitucionalmente no Rio Grande do Sul a Instituição nasceu há pouco tempo. “O combate a incêndio é uma das atividades primordiais do CBMRS e desenvolver novas técnicas, novas táticas, ampliar o conhecimento sobre o combate a incêndio é extremamente importante para uma Instituição que busca realizar serviços de excelência para proteger e salvar vidas. Acreditamos neste novo Corpo de Bombeiros, nos Oficiais e Praças que estão desenvolvendo estes treinamentos”, disse.

Para o Coordenador Geral, 1º Sargento Ubirajara Ramos, o treinamento é de fundamental importância, pois retoma as atividades de treinamento de Combate a Incêndio. O coordenador elogiou o 1º Sargento Silveira e o Capitão Batista, que foram os precursores na busca do desenvolvimento do Combate a Incêndio no RS. Ubirajara ressaltou ainda que o Sargento Silveira há mais de dois anos busca curso de qualificação fora do Estado, para o desenvolvimento do CBMRS; assim como o Capitão Batista, ao qual também vem ampliando seu conhecimento, a partir da realização de cursos na área de combate a incêndio em outros Estados, assim como em Portugal.

Esteve presente na cerimônia de formatura o Major Mauricio Ferro Corrêa, Sub Comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar do RS.

O curso capacita os bombeiros nas seguintes técnicas:

- 3DWF/Neblina de Água em 3 dimensões: Visa fracionar a água em gotas de forma a otimizar seu uso a partir do comportamento do incêndio

- CFBT (Treinamento em Comportamento de Incêndios em Compartimentos): Visa o diagnóstico do comportamento do fogo em ambientes limitados por teto e paredes. Para evitar danos decorrentes do próprio combate.

Ao todo, ao longo do curso, foram 18 EFR dos quais participaram 120 bombeiros militares do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A meta é que até o fim de 2018, 300 bombeiros realizem atividades de treinamento no simulador.

Também participou da solenidade de formatura o Secretário de Segurança Pública do município de Bento Gonçalves, Tenente Coronel José Paulo Iahnke Marinho.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva


GALERIA DE FOTOS