06/06/2018

ABERGS participa de debate realizado pela OAB/RS

ABERGS participa de debate realizado pela OAB/RS

A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) a partir dos Coordenadores Geral, 1º Sargento Ubirajara Ramos e Geral Adjunto, Tenente Coronel Alexandre Teixeira, participou na terça-feira (29) de debate promovido pela Comissão de Assuntos Sindicais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio Grande do Sul.

A pauta Aspectos Jurídicos da Contribuição Sindical e Assistencial, foi abordada pelos palestrantes, Ricardo Carvalho Fraga (Vice presidente do TRT4ª Região); Marcelo José Ferlin D’Ambroso (Desembargador do TRT4ª Região); Gilson Luiz Laydner de Azevedo (Vice Procurador Chefe do MPT/RS); Vitor Rocha Nascimento (Mestre em Direito do Trabalho pela UFRGS) e Claudio Roberto de Moraes Garcez (Vice presidente da Seção de São Leopoldo da OAB/RS). As palestras foram mediadas pela coordenadora da mesa, a secretária adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira.

A ABERGS foi a única entidade representativa militar do Estado a participar do debate, com o objetivo de explanar como funciona uma associação representativa, e que embora na Constituição Federal os Militares não tenham o direito a sindicalização, a ABERGS assim como outras entidades militares, desempenha uma atividade semelhante à dos sindicatos, que é a busca de melhoria para os trabalhadores, melhores vencimentos, busca de questões insalubres e sociais.

O Coordenador Geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, destacou ainda que além das atividades similares a dos Sindicatos, a Associação ainda tem como diferencial o fortalecimento e defesa da Instituição Corpo de Bombeiros, principalmente a defesa em prol da melhoria do serviço público.

Conforme o Coordenador, a intenção também foi buscar junto da OAB/RS, alguma forma de equiparação das Associações Militares aos sindicatos, para que se possa ter liberdade de atuação e os mesmos direitos como uma entidade representativa, e assim poder melhorar o trabalho dos bombeiros militares.

A OAB agradeceu a presença da ABERGS e ressaltou que irá chamar a entidade para contribuir e participar de outros debates de nível estadual e nacional, para que juntos possam buscar alternativas que contemplem a atuação das entidades representativas militares.

Na ocasião, a coordenadora da mesa, a secretária adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, solicitou que a ABERGS fizesse a entrega de um mimo, para um dos palestrantes, o Desembargador do TRT4ª Região, Marcelo José Ferlin D’Ambroso.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva


GALERIA DE FOTOS