São Lourenço do Sul inaugura quartel do Corpo de Bombeiros

 18 de setembro de 2013 as 20:32:10

 

Situado na Avenida Coronel Nonô Centeno, propriedade de espólio de Vilson Vargas, o prédio abrigará temporariamente o Corpo de Bombeiros, até a conclusão da obra na Rua Riachuelo. O local foi reformado e adaptado para receber a corporação.

 

Segundo o Major Marco Leandro Petry, Comandante do 3º Comando Regional de Bombeiros, o serviço funcionará 24h, no trabalho de combate ao fogo, busca, salvamento e também a execução da prevenção contra incêndio. “A comunidade lourenciana que antes era atendida por Pelotas, agora passa a ter o serviço. A liberação de alvarás também passará de Pelotas para São Lourenço do Sul na próxima semana, o que é um grande avanço.” – afirma. A corporação também trabalhará com palestras junto à comunidade e em escolas. A previsão de efetivo é de 25 bombeiros, contando inicialmente com 19, divididos em turnos de 24h.

 

O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Sul contará um caminhão zero quilômetro, conquistado através da Consulta Popular em 2009, uma viatura administrativa zero quilômetro e uma viatura pick-up. Via Consulta Popular, o município deve receber ainda até o final de 2013, um bote e equipamentos de proteção respiratória, até o final do ano.

 

O Comandante do 3º Comando Regional de Bombeiros, Major Marco Leandro Petry, destaca ainda o apoio da Associação Comercial e Industrial (ACI/CDL) e da comunidade, que foram parceiras ofertando o mobiliário.

 

O governador Tarso Genro lembrou a importância do trabalho desenvolvido pelos bombeiros durante a enxurrada que atingiu o município em março de 2011. “Eu recém havia assumido o Governo do Estado, quando daquela catástrofe. Eu vim aqui, presenciei diretamente a tenacidade da população, a coragem, o brilho e a determinação da nossa Brigada Militar, especialmente do Corpo de Bombeiros.” – afirmou.

 

O prefeito Daniel Raupp destacou a importância da instalação do Corpo de Bombeiros no município para a comunidade e o auxilio durante a catástrofe que atingiu São Lourenço do Sul. “Os bombeiros aqui foram os verdadeiros guardiões da vida das pessoas naquele 10 de março. È verdade que os traumas permanecem, mas daquelas águas, emergiram solidariedade, ousadia, protagonismo, a vontade de um povo de reconstruir.” – afirma o chefe do executivo emocionado. Raupp também salienta o apoio da comunidade e entidades. “Muitas pessoas ajudaram, entenderam a relevância da instalação dos bombeiros aqui no município, a sua simbologia e importância para a nossa comunidade.” – destaca o prefeito.

 

Histórico da instalação do Corpo de Bombeiros

 

Com o objetivo de captar recursos para a construção do prédio, foi criado o Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), pela Lei Nº 3.107, de 14 de setembro de 2009.

 

Durante a interiorização do Governo do Estado, em fevereiro de 2012, foi assinado o termo de cooperação e convênio que designa a área física para a instalação de um quartel do corpo de bombeiros, ao lado do prédio da Brigada Militar, na Rua Riachuelo.

 

A Prefeitura lançou uma campanha junto à comunidade, entidades e empresas para arrecadar doações para aquisição de equipamentos e maquinário.

 

Em janeiro de 2013, o prefeito Daniel Raupp e o secretário especial de Gabinete, Amilton Neutzling estiveram na Secretaria de Segurança Pública do Estado, solicitando agilidade na aprovação do projeto para licitar, com recursos próprios, à construção do quartel do Corpo de Bombeiros no município. Em fevereiro de 2013, a Prefeitura encaminhou o edital para contratação da empresa responsável pela construção do prédio.

 

No dia 26 de abril de 2013, aniversário de emancipação política de São Lourenço do Sul, o prefeito assinou a ordem de início das obras. A Prefeitura está investindo R$ 614.703,70 (seiscentos e quartorze mil setecentos e três reais e setenta centavos) na construção do quartel do Corpo de Bombeiros. A obra, com uma área de 690m², está em execução, pela empresa vencedora do processo licitatório. 

Comentários

 2 usuários online

© 2008 | 2014 ABERGS - Associação de Bombeiros do Rio Grande do Sul
Todos os direitos reservados | Coordenadorias 2009 | by Técnicos Virtuais